Prefeitura de Cubatão aplicará testes de Covid-19 em moradores assintomáticos e fará monitoramento por seis meses | Mais Saúde

    0
    37

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    A população de Cubatão (SP) passará por uma série de testes de Covid-19 por amostragem a partir deste sábado (31). Segundo a Prefeitura de Cubatão, que realizará a ação, os moradores serão monitorados ao longo de 24 semanas. O programa de testes tem como objetivo medir o nível de presença da Covid-19 entre os assintomáticos na cidade.

    O ‘Programa de Testagem Sentinela’ é uma iniciativa da Secretaria de Saúde, em parceria com a Faculdade de Medicina da São Judas em Cubatão e tem o apoio do laboratório Abbott, que fez a doação dos kits de exames da Covid-19.

    Ao todo, serão 262 testes do tipo antígeno, realizados semanalmente ao longo de 24 semanas em todos os bairros da cidade, de forma proporcional à população de cada um. O número segue o protocolo da Organização Mundial de Saúde de dois testes a cada mil habitantes. O resultado dos exames fica pronto em 30 minutos.

    Cinco equipes formadas por integrantes da Secretaria de Saúde e cerca de 40 alunos e profissionais da Faculdade de Medicina estão envolvidos na ação. A testagem ocorrerá entre 8h e 13h, aos sábados. Os casos detectados serão monitorados e encaminhados para atendimento na rede municipal de Saúde, com rastreamento dos contatos, para impedir surtos e o alastramento do vírus.

    As equipes também irão coletar dados clínicos e epidemiológicos com o objetivo de gerar um retrato da semana. Os dados serão transmitidos a um banco de dados, permitindo ao Comitê Estratégico Municipal Covid-19 e à Secretaria de Saúde agir em todo o município ou tomar medidas de acordo com a incidência do vírus em cada bairro.

    VÍDEOS: as notícias mais vistas do G1



    Fonte