Procedimentos odontológicos, 5 dicas de como se preparar corretamente

0
24

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Saúde Bucal

Saúde Bucal
Foto: Divulgação

Essa necessidade pode se dar por diversos motivos, desde causas naturais, mas também por problemas mais graves, como as doenças bucais, cuidados inadequados ou mesmo traumas, bem como pelo desejo de tornar o sorriso ainda mais belo e harmonioso. 

Ou seja, outra situação que pode surgir é a busca por especialistas para a realização de procedimentos odontológicos, essencialmente por questão de estética.

Entretanto, independentemente do motivo e da necessidade, é fundamental ter em mente que é preciso se preparar da maneira adequada para ser submetido a esses processos e para manter a qualidade dos tratamentos a longo prazo.

Procedimentos odontológicos

Antes de falar propriamente sobre as dicas de preparação, é interessante destacar quais são os principais procedimentos odontológicos desse ramo e como eles funcionam. Por isso, selecionamos alguns que mais se destacam no segmento, sendo eles:

  1. Aparelho dentário

O aparelho é um dos principais instrumentos de tratamentos odontológicos, utilizado para diversas razões, como dentes separados e mordida cruzada.

Existem diferentes tipos de aparelho, como o aparelho invisivel, o móvel e o fixo, sendo que cada um é recomendado para necessidades específicas, conforme faixa etária e avaliação profissional. Fatores estéticos também podem ser levados em consideração.

  1. Lente para os dentes

A aplicação da lente também é um dos procedimentos mais comuns na área da odontologia, especialmente no momento atual.

Produzida por impressoras 3D, a lente de contato dental é leve e discreta, auxiliando em problemas na estruturação dos dentes, principalmente em casos de pequenas quebras, manchas e quando há o desejo/necessidade de melhorar o alinhamento.

  1. Implante

Já o implante se refere a um procedimento em que uma estrutura de metal é utilizada para fixar as próteses dentárias que são necessárias quando há perda dentária, substituindo os dentes para recuperar a mordida.

Dessa maneira, o procedimento de posicionamento do implante dentário é mais complexo, pois envolve instrumentos mais robustos e requer cuidados ainda maiores, principalmente por se tratar de um processo cirúrgico.

  1. Clareamento dental

Por fim, outro tratamento que figura entre os mais solicitados é o clareamento.

Esse tratamento pode ser procurado por pessoas que não estão felizes com a estética dental e querem melhorar a beleza do sorriso, ou mesmo após realizar algum tratamento corretivo – como com aparelho – para recuperar as estruturas.

De modo geral, o clareamento dental é um procedimento que, como o próprio indica, visa clarear os dentes daqueles que sofrem com dentes escuros ou amarelados.

Dicas de preparatório 

Agora, falaremos das principais dicas que você deve ter em mente para realizar um procedimento odontológico, bem como para manter a cavidade saudável.

  1. Higienização bucal

Apesar de parecer uma dica simples e banal, é inevitável falar sobre a hifenização bucal. 

Isso porque, a higienização é o processo necessário para limpar os dentes, mantendo a saúde bucal qualificada e forte, possibilitando maior resistência para que os procedimentos odontológicos ocorram.

Nesse sentido, práticas como escovar os dentes e utilizar fio dental rotineiramente são imprescindíveis.

  1. Evite determinados alimentos

Existem diversas categorias de alimentos, sendo que alguns são mais saudáveis e outros podem prejudicar a qualidade dos dentes, principalmente se consumidos em excesso.

Nesse sentido, durante a preparação para um procedimento odontológico, e até mesmo durante o tratamento, é importante ter cuidado com os alimentos consumidos.

Alimentos como doces, balas, chicletes e pirulitos, por exemplo, têm maior facilidade de ficarem presos aos dentes e prejudicarem as estruturas.

Além disso, há aqueles que tornam a dentição mais sensível, como os ácidos e açúcares que promovem inflamação, demandando atenção no consumo e a devida higienização após ingestão.

Dessa maneira, ao passar por um tratamento, como com aparelhos odontológicos, eles podem atrapalhar a qualidade do procedimento e precisam ser avaliados.

  1. Evite o tabagismo

O tabagismo é uma prática bastante prejudicial para a saúde e para a qualidade dos dentes, pois a fumaça e substâncias que compõem o fumo podem causar sérios danos às estruturas.

Por isso, ao realizar procedimentos e ao considerar quanto custa lente de contato dental, é preciso avaliar que esse hábito pode impactar na qualidade, valor e nos cuidados que adotados, como o abandono do vício, para mais durabilidade das peças e devida adesão.

  1. Evite o consumo de álcool

Na mesma medida do tabagismo, o alcoolismo pode ser bastante prejudicial ao corpo e à cavidade bucal, impactando no resultado e saúde da dentição.

As bebidas alcoólicas possuem alto teor de açúcar, produtos industrializados e acidez, causando grandes danos à cavidade. 

Além disso, quem entra em uma rotina de consumo excessivo de bebidas alcoólicas, pode negligenciar outros cuidados importantes, principalmente a higienização bucal, dificultando a execução dos procedimentos.

  1. Consulte previamente seu dentista

Ao perguntar o valor de um implante dentário, provavelmente o seu dentista fará uma série de questões acerca da saúde geral e bucal, bem como realizará alguns exames.

Isso porque esse procedimento pode ser mais invasivo e, conforme a situação da saúde, quantidade de implantes e coroas, bem como demais aspectos da estrutura bucal, o valor pode sofrer alteração.

Contudo, para além das consultas para os procedimentos, visitar regularmente seu dentista, verificando como está a saúde dos dentes e permitindo que eles realizem as limpezas e demais tratamentos preventivos é essencial para a qualidade do sorriso.

Com isso, a dentição estará mais preparada para passar por procedimentos, garantindo resultados mais qualificados e sorrisos ainda mais saudáveis e bonitos.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.



Fonte