Prótese de Mama – 7 Cuidados na escolha do profissional – Clínica Cancian

0
75

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

O censo bianual feito pela sociedade brasileira de cirurgia plástica (SBCP) entre os anos de 2016 e 2018 mostrou que foram realizadas mais de 1,7 milhões de operações em 2018, sendo 60% com objetivos estéticos – totalizando um crescimento de 25,2% em relação ao ano de 2016. Em primeiro lugar ficou o aumento da mama com um crescimento de 19%. A Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética divulgou dados mostrando que o Brasil (só em 2018) realizou 1.498.327 cirurgias plásticas, se tornando líder no mundo em cirurgias plásticas estéticas, ficando a frente dos EUA, Alemanha e Itália.

Podemos ver que o Brasil tem muita experiência na realização de cirurgias plásticas e que a prótese de mama é a mais procurada. É natural que dúvidas possam surgir no momento de decidir realizar um procedimento como aumento de mamas. Vamos dar dicas importantes para ajudar você a avaliar e decidir qual cirurgião plástico escolher para realizar a cirurgia.

Encarando o medo e tirando dúvidas

O primeiro cuidado no momento da escolha do cirurgião plástico é a disponibilidade e preocupação do cirurgião em responder todas as dúvidas que você possa ter. Além disso, é importante que o cirurgião aborde outros questionamentos importantes que possam passar despercebidos por conta do medo e riscos da cirurgia.

O medo faz parte e tem relação com nossa prudência em se colocar em risco, mas um cirurgião experiente vai tranquilizar qualquer medo, tirando dúvidas e demonstrando em detalhes que a cirurgia não oferece riscos maiores quando todos os cuidados são tomados.

Exponha seus medos sempre, a escolha do cirurgião é uma construção de confiança e todo cirurgião experiente sabe disso e está preparado para ajudar você.

Algumas dúvidas que você pode tirar com o cirurgião

  • É seguro realizar a cirurgia com minha idade?
  • Corro algum risco durante a cirurgia?
  • Como devo me preparar para cirurgia?
  • Quais restrições alimentares eu tenho?
  • Quais medicamentos devo ou não devo tomar?

Compartilhamos um conteúdo falando dos 15 mitos ou verdades sobre procedimentos de mama que você pode visualizar aqui: http://clinicacancian.com.br/15-mitos-ou-verdades-sobre-procedimentos-da-mama/

Recomendações na escolha da prótese de mama

Qual tamanho da prótese colocar? Esse cuidado é muito importante! É uma dúvida recorrente e merece toda atenção possível por sua parte e do cirurgião. O processo de decisão do tamanho e formato da prótese requer diversos cuidados.

Basicamente são 3 formatos das próteses de mama:

  • Redonda – formato que preenche de forma igual todos os espaços da mama, dando um efeito mais empinado.
  • Gota – conhecida como modelo anatômico preenchendo com maior volume a parte de baixo da mama, preservando o contorno natural dos seios.
  • Cônica – com base menor e mais pontiagudo deixando os seios mais projetos e salientando mais os mamilos.

Compartilhamos um conteúdo completo sobre próteses de mama, onde você pode saber mais sobre os formatos das próteses, acesse o conteúdo aqui:
http://clinicacancian.com.br/proteses-de-mama-tudo-sobre-formatos-incisoes-cicatrizacao-e-cuidados/

Além dos formatos, você deve decidir junto ao cirurgião o tipo de incisão que será realizada para a colocação da prótese de mama:

  • Incisão inframamária – a incisão inframamária é feita na base dos seios. É esse tipo de incisão que permite ao cirurgião a melhor visualização da anatomia e a colocação de próteses maiores.
  • Incisão periareolar – essa incisão é feita entre a linha do contorno da aréola e a mama e depende do tamanho da aréola para a passagem prótese. Não possibilita próteses grandes e pode interferir na sensibilidade.
  • Incisão axilar – a incisão axilar é feita abaixo da axila. O cirurgião cria um túnel por onde transporta a prótese até local correta da mama.

Você pode visualizar um conteúdo que explica com mais detalhes os tipos de incisão aqui: http://clinicacancian.com.br/tudo-sobre-protese-submuscular-o-que-e-por-que-e-utilizada-como-e-procedimento-cirurgico/

O tamanho da prótese também é um fator muito importante que deve ser levando em conta com o cirurgião. Diversos fatores devem ser avaliados como: rotina de trabalho, prática de esportes, posição em que o corpo fica durante a maior parte do dia (em pé ou sentado) além da capacidade elástica da pele e tamanho da base da mama. Tudo isso deve ser levado em conta para garantir a estética desejada e sua saúde no pós-operatório.

Equipe cirúrgica com experiência

A equipe que vai auxiliar o cirurgião plástico é muito importante durante a realização da cirurgia. É importante o cirurgião salientar isso durante o pré-operatório, apresentando uma equipe multidisciplinar e experiente. Centros clínicos especializados em cirurgia plástica com experiência oferecem profissionais experientes e qualificados.

Você pode pedir ao cirurgião o registro nos respectivos conselhos de saúde de cada profissional que vai integrar a equipe. Isso é uma garantia do cuidado e atenção do cirurgião em realizar a cirurgia com toda a segurança possível.

Cuidados no Pré Operatório

O cirurgião deve preparar você para o pré-operatório, recomendando todos os cuidados necessários para a preparação da cirurgia. Além das dúvidas que podem surgir ao longo do pré-operatório cuidados com a alimentação e com o corpo devem ser seguidos.

  • Exames devem ser solicitados para acompanhar a sua saúde além de medicamentos que podem ter restrições ou recomendações.
  • Vale a observação de informar ao cirurgião qualquer medicamento que você possa estar tomando além de tratamentos em andamento. Alguns medicamentos devem ser totalmente evitados.

Experiência do Cirurgião Plástico

A comprovação da experiência do cirurgião deve ser solicitada. Ela é uma garantia de que o processo pré e pós operatório terão resultados positivos. O cirurgião deve ser registrado junto ao Conselho Regional de Medicina, além do Conselho Federal de Medicina e junto a Sociedade Brasileira de Medicina Plástica.

  • O cirurgião pode apresentar casos de outros pacientes para você avaliar resultados e auxiliar na decisão de qual formato, tamanho de prótese e incisão fazer.
  • Verificar outras especialidades do cirurgião além da participação e atuação junto a hospitais e outras instituições pode demonstrar maior credibilidade do cirurgião plástico.

Experiência do Cirurgião Plástico

O pós-operatório é extremamente importante e deve ser acompanhado com todo o cuidado pelo cirurgião responsável. São diversos cuidados que devem ser tomados para os resultados da cirurgia.

O cirurgião deve fazer recomendações, como:

  • Medicamentos que devem ser evitados ou utilizados
  • Restrições a esforço físico
  • Restrições e recomendações alimentares
  • Agendamento de consultas para acompanhamento no pós-operatório
  • Indicação de fisioterapia e drenagem linfática para otimizar processo de cicatrização e recuperação, evitando e tratando fibroses

O cirurgião deve orientar nos cuidados com a cicatrização para evitar dores e complicações, como surgimento de edemas, equimose, contraturas e rompimento de pontos.

Compartilhamos diversos conteúdos que vão ajudar você a tirar suas dúvidas sobre cicatrização e recuperação no pós-operatório. Você pode acessá-los aqui:

O Local das Consultas e revisões:

Outro ponto importante na escolha do cirurgião plástico é o local das consultas e revisões cirúrgicas.
É importante verificar junto ao cirurgião se os equipamentos e instrumentos cirúrgicos estão dentro das normas da vigilância sanitária. O alvará de funcionamento também pode ser exigido e é mais um ponto importante que comprova adequação do local.

É válido uma apresentação mais formal do cirurgião das dependências da clínica para tirar dúvidas e sentir-se mais confortável durante o pré-operatório e pós operatório.

Onde fazer em Porto Alegre?

Na hora da realização do procedimento, é comum surgirem incertezas e anseios em busca de um local e profissional de confiança e qualidade. No caso de Porto Alegre, onde ir e qual cirurgião plástico escolher?

Na Clínica Cancian, a equipe é formada por médicos capacitados e qualificados, que lhe darão o devido acompanhamento e atenção, conforme a área e aos seus objetivos. As cirurgias são realizadas em hospitais de referência na capital (Hospital da Pucrs, Mãe de Deus, Blanc e Hospital Moinhos de Vento).

O cirurgião responsável pela área de cirurgia plástica na Clínica Cancian é o Dr. Lucas Cancian.

Conheça o Dr. Lucas Cancian!

Currículo Resumido:
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);
Especialista em Cirurgia Plástica pela Associação Médica Brasileira (AMB);
Preceptor do Serviço de Cirurgia Plástica da PUCRS;
Cirurgião Plástico Adjunto do Serviço de Dermato-Oncologia da PUCRS;
Pós-graduação em Microcirurgia;
Especialista em Cirurgia Geral pelo Ministério da Educação (MEC);
Membro do Corpo Clínico de Cirurgiões Plásticos do HPSC.

Entre em contato conosco e agende uma consulta!



Fonte