Quais são os benefícios do implante dentário? | SEGS

0
27

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

O Dr. Paulo Scigliano, que atua há mais de 15 anos em Odontologia Estética e Implantodontia, esclarece 7 dúvidas mais frequentes sobre esse procedimento que cada dia mais contribui para a saúde e estética das pessoas

A perda dos dentes pode ocorrer vários fatores, como um trauma ou acidente, cáries, doenças periodontais, problemas ósseos, entre outros. Quando isso acontece, a saúde e o bem-estar do paciente podem ficar prejudicados, isso sem falar na autoestima.

Os Implantes Dentários devolvem ao paciente os três pilares da reabilitação oral: a forma, a função e a estética. Segundo explica o Dr. Paulo Scigliano, que atua há mais de 15 nas áreas de Odontologia Estética e Implantodontia, atualmente se trata de um procedimento extremamente seguro, duradouro, com chance de mais de 95% de sucesso. “O melhor de tudo é que impacta diretamente na qualidade de vida do paciente”, comenta.

O Dr. Paulo Scigliano selecionou 7 das principais dúvidas que ele costuma receber sobre os Implantes Dentários:

1. O que são implantes dentários?

Resposta Dr. Paulo Scigliano: é uma opção de reabilitação oral que recupera o alinhamento dental por motivo de um ou mais dentes perdidos. Por meio de parafusos de titânio fixados nos ossos maxilares, são confeccionadas próteses, ou fixas ou removíveis que serão retidas aos parafusos.

2. Qualquer pessoa pode usar implante?

Resposta Dr. Paulo Scigliano: Existem algumas contraindicações. O procedimento não é recomendado, por exemplo, no caso de pacientes que estejam em tratamento de quimioterapia ou radioterapia, pacientes com Osteoporose não tratada ou durante o tratamento das diversas formas da Hepatite. Também é necessário que o paciente esteja com boa saúde sistêmica. Cardiopatias e diabetes, por exemplo, precisam estar controladas para que o Implante Dentário possa ser realizado com sucesso.

3. Trata-se de uma cirurgia? É necessária a internação?

Resposta Dr. Paulo Scigliano: na maioria das vezes, o procedimento não requer internação, mas é possível que haja exceções, dependendo da técnica a ser aplicada. A avaliação de cada caso vai determinar a técnica a ser usada e, assim, o melhor local para a realização. De qualquer forma, o procedimento realizado em consultório é tão seguro quanto o realizado em hospitais.

4. O Implante Dentário precisa ser feito logo que se perde o dente?

Resposta Dr. Paulo Scigliano: Quanto mais cedo, melhor, por que isso garante que não haja atrofia no osso. No caso de quem já perdeu o dente e usa prótese há algum tempo, é preciso verificar se houve essa atrofia ou se houve perda óssea pela pressão da prótese, o que aumenta a complexidade do processo, mas nem sempre o inviabiliza.

5. O Implante Dentário é um procedimento dolorido?

Resposta Dr. Paulo Scigliano: trata-se de um procedimento cirúrgico, realizado com anestesia local e com os incômodos da recuperação de um pós-operatório normal. Quando o paciente segue as recomendações do cirurgião no pós-operatório e toma corretamente a medicação prescrita, a recuperação é rápida e, depois disso, a vida é normal.

6. O paciente pode sofrer da rejeição do Implante Dentário?

Resposta Dr. Paulo Scigliano: a modernidade das técnicas atuais faz do Implante dentário um procedimento extremamente seguro, com chance de mais de 95% de sucesso. Mesmo sendo um corpo estranho no organismo, o titânio, que é indicado para diversos tratamentos médicos, como na ortopedia, e odontológicos, no caso da implantodontia, apresenta excelente aceitação pelo corpo humano. Quando bem executada por um profissional competente e bem cuidada, a reabilitação oral pode durar mais de 20 anos.

7. Quais as principais vantagens do Implante Dentário?

Resposta Dr. Paulo Scigliano: devolve a funcionalidade do sistema mastigatório, melhorando as condições de trituração dos alimentos e consequentemente, uma melhor absorção dos nutrientes; ajuda na prevenção de problemas futuros, uma vez que reforça a manutenção das estruturas da boca; melhora a aparência, por se assemelhar aos dentes naturais da pessoa; conferem durabilidade e economia; melhora as condições da fala; e, com tudo isso, devolve a autoestima e a qualidade de vida da pessoa.

Sobre o Dr. Paulo Scigliano – Graduado em Odontologia pela Universidade Paulista (UNIP) em 2001, é Especialista em Implantodontia e Prótese Dentária pelo Conselho Federal de Odontologia.

Oficial da Reserva do Exército Brasileiro pertencente ao Serviço de Saúde, permaneceu no Serviço Ativo por sete anos, cuidando dos militares e de suas famílias nas Unidades em que serviu e promovendo a saúde bucal, por meio de Ação Cívico-Social (ACiSo) no vale do rio Ribeira e em população ribeirinha no litoral sul do Estado de São Paulo.

Frequentou por dois anos, como visitante, o Departamento de Periodontia e Prótese Dentária da Universidade de Roma1 ”La Sapienza” Faculdade de Medicina e Odontologia, onde aprimorou seus conhecimentos em Reabilitação Oral com enfoque em Cirurgias Reconstrutivas de Maxílas e Mandíbulas Atróficas. Dedica-se à Reabilitação Oral e Odontologia Estética. É membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética e ITI Member (International Team for Implantology).

Atende em consultório próprio no bairro de Higienópolis, em São Paulo (SP) e como cirurgião–colaborador, na Tutti Odonto, em Santo Amaro, São Paulo (SP).



Fonte