Qual a idade permitida para realizar uma rinoplastia?

0
13

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Você sabia que a rinoplastia foi o procedimento estético mais procurado em 2020? Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil é o país que mais faz cirurgias plásticas no mundo e, entre os procedimentos, está a rinoplastia. Basicamente, esse procedimento faz uma intervenção no nariz do paciente, que pode ser tanto por questão estética quanto de saúde. Confira, a seguir, o que é rinoplastia, com quantos anos pode fazer rinoplastia e como é a rinoplastia recuperação.

Meninas maiores de 15 anos e meninos maiores de 17 anos podem fazer rinoplastia. | Foto: Erica Li/Unsplash.

Meninas maiores de 15 anos e meninos maiores de 17 anos podem fazer rinoplastia | Foto: Erica Li/Unsplash

O que é rinoplastia?

Se você se sente incomodado com o formato do seu nariz e isso interfere diretamente na sua autoestima, a rinoplastia pode ajudar. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, motivos estéticos para submeter-se a uma cirurgia plástica não são banais. Afinal, o que mais vale no final das contas é que a pessoa se sinta confortável e confiante com sua própria aparência.

A cirurgia não é feita de forma aleatória, mas com muita responsabilidade e cuidados médicos. Há muito estudo por trás de cada caso e procedimento. Para o médico, é fundamental entender como a saúde da pessoa está, quais são as proporções do rosto e as melhores modificações, entre diversos outros fatores. Para que o resultado seja satisfatório, é essencial que o paciente diga ao médico o que incomoda em seu nariz e quais são as expectativas. Assim, o profissional da saúde poderá fazer um bom trabalho estético, sem deixar de lado a técnica que é tão importante para manter a segurança e o bem-estar da pessoa.

Com quantos anos pode fazer rinoplastia?

Outro dado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) é que nos últimos dez anos, os procedimentos de cirurgia plástica em adolescentes cresceram cerca de 140%. Esse dado é mais presente principalmente na vida das mulheres jovens que investem em cirurgias plásticas. Em geral, esse fato ocorre devido ao contexto de pressão e padrão estético social. Mas como isso é possível? Menor de idade por fazer cirurgia plástica como rinoplastia?

E a resposta é: dependendo da idade do adolescente, pode sim! A única restrição de faixa etária para fazer rinoplastia é a necessidade de que a estrutura nasal e as cartilagens estejam completamente constituídas. Em mulheres isso acontece a partir dos 15 anos de idade e, nos homens, por volta dos 17.

É muito importante que essa faixa etária seja respeitada, caso contrário, a cirurgia pode não ter os mesmos efeitos e resultados em quem já possui a estrutura do nariz formada. A adolescência pode ser um momento de muitos desafios, principalmente quando o assunto é estética e aparência. Se você é um jovem ou tem um filho por volta dessa idade que demonstra interesse em fazer rinoplastia, marque uma consulta com um cirurgião plástico ou um otorrinolaringologista. A equipe médica da Otorrino Paulista poderá auxiliar!

O que a rinoplastia pode fazer?

Como abordado, a rinoplastia é um procedimento estético que mexe na estrutura do nariz do paciente, mas mantém as proporções e harmonia do rosto. Assim, é possível fazer alterações como: 

  • Afinar a ponta ou até mesmo a largura do nariz de forma a deixá-lo mais harmônico e delicado;
  • Diminuir o tamanho do nariz caso uma pessoa não goste do comprimento que ele tenha; 
  • Correção de giba nasal, ou seja, calombos que não são desejados; 
  • Corrigir acidentes que deixaram o nariz “torto” de alguma forma. 

Além das questões estéticas, a rinoplastia também pode ser feita juntamente com procedimentos que ajudam a melhorar a respiração e saúde de uma pessoa que sofre com desvio de septo, carne esponjosa no nariz ou até mesmo sinusite.

Como é a cirurgia da rinoplastia?

Considerada uma cirurgia segura, ela dura pouco mais de três horas, dependendo de cada caso. Como é um procedimento cirúrgico, deve ser feita por um médico de sua confiança que seja especialista, tanto com um otorrinolaringologista quanto com um cirurgião plástico e dentro de um centro cirúrgico confiável. Durante o procedimento, dependendo da anestesia, o paciente pode estar parcialmente consciente ou não.

A cirurgia começa com a incisão, seguida pela remodelação, para que o nariz fique como o paciente deseja. Após isso, é feita uma correção funcional para corrigir desvios de septo e outras condições de saúde (se houver necessidade) e, por fim, o fechamento da incisão e o curativo. É importante lembrar que, como qualquer cirurgia, o paciente será submetido a alguns exames antes do procedimento. Assim, o médico terá mais clareza sobre o caso de cada paciente. 

Rinoplastia pós-operatório

Imagens podem assustar as pessoas que desejam realizar esse procedimento estético, mas isso não é necessário. Durante a recuperação da rinoplastia, é normal que após a cirurgia o nariz esteja enfaixado, com tala e com áreas roxas ao redor. É preciso compreender que a cirurgia mexeu na estrutura do nariz. Portanto, é normal que o corpo reaja desse jeito e não há necessidade de se preocupar. 

Também é comum que o paciente sinta dificuldade de respirar, mas também é um sintoma da rinoplastia pós-operatório que passa após uns dias. Após algumas horas após a cirurgia o paciente já consegue se levantar, mas sem fazer esforço físico. É recomendado que o paciente se mova aos poucos, porque a anestesia pode deixar o corpo com uma certa moleza.

O paciente fica internado de 12 a 24 horas após a cirurgia e depois é liberado para ir para casa, onde terá que tomar alguns outros cuidados. Alguns deles são: tomar a medicação que foi indicada pelo médico e fazer compressas na região a fim de desinchar o local. Também é importante evitar exposição a variações climáticas como sol, vento e frio. Outro cuidado é não utilizar óculos, afinal, eles ficam apoiados no nariz recém-operado e isso pode causar deformações.

Agora que você já sabe com quantos anos pode fazer rinoplastia, que tal agendar uma consulta na clínica Otorrino Paulista? Se for pensada com cuidado e feita com um profissional responsável, a rinoplastia pode ser muito benéfica, principalmente para a autoestima. Entre em contato pelo site ou pelo WhatsApp (11) 99142-2342.

_____________________________
Por Meliah Batista – Fala! UFPE



Fonte