QUESTÃO 1 A avaliação corporal é composta de identificação; uma forma de perguntas que auxilia o

as entidades de classes sao orgaos que motivados pelo interesse coletivo de uma categoria profissional pois representam as diversas modalidades profis

sionais ligados a area de atuacao

O SUS democratizou a assistência a saúde e repreentou a mudança de paradigma sobre a qual a saúde era interpretada no páís. A saúde passou a ser promo

vida e a prevenção dos agravos a fazer parte central do planejamento das políticas pública. A saúde passou a ser compreendida como um direito de odos e um dever do estado para sua:
( ) Promoção, Prevenção e Centralização.
( ) Promoção e Recuperação.
( ) Proteção e Recuperação.
( X ) Promoção, Proteção e Recuperação. CORRIGIDO PELO DNM.
( ) Regionalização, Proteção e Recuperação.

Onde colocar as pedras quentes para tratamento de stress na tecnica de terapia com pedras quentes?

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, aprovada em 2009, tem como objetivo a promoção da melhoria das condições de saúde da populaç

ão masculina brasileira, “contribuindo para a redução das causas de morbidade e mortalidade através do enfrentamento racional dos fatores de risco e facilitando o acesso às ações e aos serviços de atenção integral à saúde” (BRASIL, 2010). Hoje, no Brasil, duas a cada três mortes de adultos são de homens, o que reforça a necessidade de uma política específica de atenção a essa parcela da população. O gráfico abaixo apresenta as principais causas de mortalidade na população masculina brasileira de 20 a 59 anos de idade.
Com base no gráfico, conclui-se que
a) há relação inversa entre a mortalidade por causas externas e a mortalidade devida a doenças do aparelho circulatório nos extremos de idade: 20-29 anos e 50-59 anos de idade.
b) as curvas de mortalidade por neoplasias, doenças do aparelho digestivo e do aparelho respiratório têm pouca variação entre si na vida adulta.
c) a mortalidade por neoplasias entra em ascensão a partir dos 39 anos de idade e estabiliza na faixa etária de 50 a 59 anos de idade.
d) as doenças do aparelho circulatório são responsáveis por grande parte da mortalidade durante toda a vida adulta.
e) causas externas e doenças do aparelho circulatório assumem curvas semelhantes após os 40 anos de idade.

Atualmente uma parte da população é acometida por algum tipo de doença, sendo uma parte delas com característica genéticas e hereditárias, e outras de

vido aos padrões de vida atuais que direcionam o ser humano para uma vida cada vez mais sedentária. E esse comportamento sedentário pode ter sido acentuado pela introdução das novas tecnologias. Em um passado não tão distante, o ser humano era um indivíduo do campo, fisicamente ativo, que retirava seu sustento do trabalho braçal, mas com as ondas migratórias para as grandes cidades passou a adotar um estilo de vida urbano, com um comportamento tipicamente sedentário (STEIN, 1999).
ALMEIDA, F. N. Fisiologia geral e do movimento. Unicesumar: Maringá-PR, 2019.
A partir das informações apresentadas no trecho acima, considere as situações hipotéticas a seguir e responda as questões referentes a cada uma delas. Lembre-se de utilizar as informações apresentadas no livro da disciplina para elaborar sua resposta. As aulas ao vivo também auxiliarão. Não deixe de assistir!
Situação hipotética 01: Você acaba de iniciar o seu estágio em uma escola. Uma das características dessa escola é o trabalho com populações especiais. Você foi direcionado para fazer parte da equipe que trabalhará com esse grupo de alunos. Sabendo a importância de identificar cada tipo de doença para posteriormente direcionar os exercícios físicos, os alunos (identificados por um código numérico) passaram por uma avaliação e os resultados para algumas variáveis estão descritas no quadro abaixo:
Aluno Pressão arterial IMC Glicemia
1 145/95 36,0 Não insulino-dependente
2 150/95 20,0 Normal
3 120/80 18,7 Insulino dependente
4 120/80 39,0 Normal
5 120/80 22,3 Insulino dependente
6 144/100 37,5 Não insulino-dependente
Após a análise dos resultados, foi identificado que os alunos apresentavam quatro tipos diferentes de doenças, para avaliar seu nível de conhecimento acerca dessas doenças, para futuros direcionamentos, você deverá responder as duas próximas questões:
A) Cite as quatro doenças apresentadas pelos alunos, assim como qual (is) são acometidos por cada uma delas.
B) Afim realizar uma prescrição ideal de exercício físico, descreva de forma resumida cada uma das doenças, assim como as orientações de exercício para pessoas acometidas por cada uma delas.
Situação hipotética 02: Um de seus aluno foi selecionado durante as Olimpíadas escolares para participar de um prova de 10 km representando o clube em que trabalha. Antes do início do treinamento preparatório, foi realizado uma bateria de avaliações, que incluiam análise de variáveis cardiovasculares e morfológicas do atleta. Entre estas, foram analisados o Consumo Máximo de Oxigênio (VO2max), o Débito Cardíaco (DC) e tipagem das fibras musculares. A partir de tais informações, responda as questões abaixo:
A) O que é o VO2máx e porque é uma variável importante de ser analisada em atletas de endurance?
B) O que é o DC e porque há um aumento dessa variável durante o exercício?
C) Cite e descreva as características do tipo de fibras musculares que são predominantes durante a corrida de 10km.

a mesopotamia e tida como berco das primeiras comunidade sedentarias que se estabeleceram nas margens dos rios tigre e eufrates devido as terras ferte

is proprias ao desenvolvimento da agricultura e nesta regiao conhecido como crescente fertil que pesquisadores e historiadores observaram o surgimento de uma nova civilizacao

O controle de qualidade de alimentos abrange toda ação que previne contaminação de alimentos, em todas as etapas do processo produtivo, abate, colheit

a, transporte, armazenamento e distribuição. Compreende qualquer tipo de ação que torne os alimentos ideais para o consumo. A respeito do controle de qualidade assinale a alternativa correta.

Os grupos alimentares, como carboidratos, doces, carnes e ovos são divididos em 4 grandes categorias: energéticos, construtores, reguladores e energét

icos extras, a respeito dos grupos alimentares assinale a alternativa correta.

As deficiências nutricionais podem decorrer da ingestão de energia e nutrientes abaixo das demandas ou dos efeitos próprios do envelhecimento, com ou

sem doenças associadas. O equilíbrio entre o consumo alimentar e as necessidades nutricionais são fundamentais para garantir um bom estado nutricional. Assinale a alternativa correta:

Uma boa alimentação está relacionada à ingestão dos nutrientes necessários para suprir nossas demandas diárias, mas, ainda mais importante do que isso

, o foco deve estar nos alimentos que nos oferecem essas substâncias. A respeito dos alimentos in natura, processados e ultraprocessados assinale a alternativa correta.