Salvatore | Drenagem Linfática Manual

0
13

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Diga adeus ao inchaço corporal

Inicialmente, é preciso entender que, ao contrário do que muitos pensam, a Drenagem Linfática não emagrece e o processo é indolor.

A função da Drenagem Linfática é a de diminuir o inchaço corporal e eliminar toxinas, ou seja, a redução de medidas é consequência deste processo.

Esclarecido este ponto, vamos entender como funciona o processo, seus benefícios e contra indicações.

O Sistema Linfático é uma rede de vasos que tem a função de mover fluidos pelo corpo. É constituído pela linfa e pelos gânglios linfáticos.

Além da circulação venosa e arterial, nosso corpo possui uma terceira circulação, que é o sistema linfático. A linfa é um líquido de coloração clara que tem como função nutrir as células do nosso organismo, pois, o sangue não é capaz de transportar as substâncias diretamente para as células, além disso, remove impurezas produzidas pelo metabolismo e promove a drenagem de substancias e água dos espaços entre as células.

Após este processo, a linfa é recolhida pelos gânglios linfáticos para ser filtrada.
Além de promover a filtragem da linfa, os gânglios linfáticos ajudam o corpo a combater germes, infecções e outras substâncias.

A Drenagem Linfática é uma técnica da Massoterapia que, através de movimentos e manipulações específicas, tem como objetivo estimular o Sistema Linfático, retirando a linfa que fica acumulada entre as células e transportando as até os gânglios linfáticos, onde é feito a filtragem.

Os gânglios linfáticos se encontram na virilha, axilas, pescoço, atrás das orelhas, abaixo da mandíbula e na parte posterior dos joelhos e da cabeça.

Portanto, cada região do corpo necessita de movimentos distintos. Através destes movimentos a linfa é direcionada ao gânglio mais próximo da região manipulada, por exemplo, quando a manipulação é feita na coxa, o movimento deve ser direcionado até a virilha.

Assim, ocorre a diminuição do inchaço corporal e das celulites, esta última, devido à melhora da circulação e, com isso, uma maior oxigenação dos tecidos do corpo.

A diminuição do inchaço é percebida imediatamente após a sessão de Drenagem Linfática. No caso da celulite, os resultados dependem de uma série de fatores, como alimentação, estresse e do grau da celulite.

Outro benefício é a melhora do sistema imunológico.

Os movimentos da Drenagem Linfática são leves e, portanto, não doem e não deixam hematomas. Caso isso ocorra, a manipulação não foi feita de maneira correta indicando falta de conhecimento por parte do profissional.

Para se obter resultados satisfatórios, a Drenagem Linfática deve ser feita regularmente, de uma até três vezes por semana. A freqüência é determinada pelo terapeuta que irá analisar cada caso.


Contra indicações

A Drenagem Linfática está contra indicada em casos de:

Insuficiência cardíaca

Trombose

Hipertensão

Qualquer tipo de infecção

Tratamentos de quimioterapia, pois há a possibilidade de células cancerígenas serem captados pelos gânglios linfáticos levando à metástase em outros órgãos.

Em gestantes, a retenção de líquidos é muito comum e, portanto, a Drenagem Linfática é extremamente eficiente para reduzir esse incomodo que ocorre com mais freqüência a partir do terceiro mês.

As manipulações são específicas, onde, por exemplo, não se deve drenar a região abdominal e da mama. A gestante não pode ficar de bruços e, portanto, a manipulação é feita com a paciente deitada de lado. É importante ressaltar que a Drenagem Linfática em gestantes pode ser feita somente com aval médico.



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda