São Vicente abre UTI e Clínica Médica para atender casos do novo coronavírus | Mais Saúde

    0
    78

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    A Prefeitura de São Vicente, no litoral de São Paulo, abriu, neste sábado (25), uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 10 leitos, e uma Clínica Médica, com 20 leitos de retaguarda. Ambas foram estruturadas no Hospital São José, no Centro. A medida foi implantada pela administração municipal para ampliar a estrutura da Saúde Municipal no atendimento às pessoas que contraírem a Covid-19.

    De acordo com a municipalidade, a UTI e a Clínica Médica, criadas a partir de parceria entre a Prefeitura de São Vicente e o hospital vicentino, foram adequadas para receber pacientes encaminhados pelo Centro de Combate ao Coronavírus (CCC), equipamento entregue no dia 30 de março, com capacidade para atender a até 500 pessoas por dia.

    Segundo o médico Márcio Rebuá, membro da Comissão Municipal de Combate ao Coronavírus, a UTI e a Clínica Médica no Hospital São José contam com equipes multidisciplinares, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas e profissionais de apoio.

    O prefeito Pedro Gouvêa destacou que, ao todo, serão abertos gradualmente 120 leitos especificamente para atendimento aos casos de coronavírus. A partir da próxima semana, pelo que foi definido para a cidade, especificamente aos casos de Covid-19, o Hospital Municipal terá 10 leitos de UTI e 10 de retaguarda.

    Espaço é voltado ao atendimento de pacientes com Covid-19 — Foto: Antonio Ferreira/Prefeitura de São Vicente

    Espaço é voltado ao atendimento de pacientes com Covid-19 — Foto: Antonio Ferreira/Prefeitura de São Vicente

    Ainda, um Hospital de Campanha está sendo montado na Praça dos Ambientalistas (Área Continental) e terá 15 leitos de UTI e 15 de retaguarda. Já o Hospital Olavo Horneuax de Moura, no Humaitá, terá 12 leitos de UTI e 20 de retaguarda.

    O Centro de Combate ao Coronavírus realiza a triagem e atendimento específicos sobre a doença. O ambulatório está localizado na Rua João Ramalho, 1.150, esquina com Rua Campos Sales, no Centro, e funciona todos os dias da semana, das 7h às 19h, assistindo exclusivamente a pessoas com sintomas da Covid-19.

    De acordo com a prefeitura, na parte estrutural, o ambulatório tem quatro consultórios médicos (Clínica Geral e Pediatria), leitos para isolamento, salas de medicação (adulto e infantil), sala de Raios-x e uma ampla recepção, com pia e oferecimento de álcool em gel para a higienização das mãos, além de cadeiras dispostas de forma a se manter o distanciamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

    O equipamento também tem à disposição quatro leitos de retaguarda e outros dois para estabilização, com estrutura de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

    Espaço foi aberto pela Prefeitura de São Vicente neste sábado (25) — Foto: Antonio Ferreira/Prefeitura de São VicenteEspaço foi aberto pela Prefeitura de São Vicente neste sábado (25) — Foto: Antonio Ferreira/Prefeitura de São Vicente

    Espaço foi aberto pela Prefeitura de São Vicente neste sábado (25) — Foto: Antonio Ferreira/Prefeitura de São Vicente



    Fonte