SES diz que Maranhão tem 1877 pessoas curadas da Covid-19 | Maranhão

Quanto aos profissionais de saúde, 718 foram infectados e 646 estão curados e 12 morreram.

Estão em tratamento em enfermarias públicas e privadas na capital e interior, 757 pacientes. Nos leitos de UTI são 321 pessoas. Já em isolamento domiciliar, a SES informa que o estado tem 5713 infectados.

A secretaria monitora ainda 4680 casos suspeitos e 8956 foram descartados. Foram realizados até a noite desta terça-feira, 18019 exames laboratoriais para o diagnóstico da doença.

Outro caso de uma pessoa curada no Maranhão foi do vereador de Imperatriz, Manoel Conceição de Almeida, o Bebé Taxista (PEN). Ele chegou a ficar seis dias na UTI do Hospital Santa Mônica e se recuperou. Depois que saiu do hospital, o vereador pediu orações para o filho, que também está doente e em tratamento na UTI.

Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.