Síndrome de ASIA: Entenda a doença associada ao implante de silicone

0
19

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.
Descrita pela primeira vez em 2011, a suspeita da síndrome ASIA geralmente recai em pacientes com implante de prótese mamária de silicone – Crédito: Alexander’s Images

Você já ouviu falar da Síndrome Asia? Trata-se de uma doença autoimune/inflamatória caracterizada por um conjunto de sinais e sintomas como dor articular no corpo, cansaço, distúrbios no sono, perda de cabelo, entre outros, que também são observados em outras doenças. 


A causa da Síndrome ASIA está relacionada, principalmente, a materiais como implantes mamários de silicone, mas podem estar relacionados a outros dispositivos médicos e produtos terapêuticos que normalmente são considerados seguros. Fatores genéticos, familiares com antecedentes de doença inflamatória e autoimune são mais propensos a desenvolver a doença.


A reumatologista Mariana Picolli Machado, que atende em Dourados, explicou em entrevista ao Jornal O PROGRESSO que algumas substâncias, como o silicone, podem atuar como um adjuvante. “Embora muito raramente, o silicone das próteses mamárias pode ser o gatilho para o desenvolvimento de resposta inflamatória ou autoimune em pessoas com predisposição genética”, disse a médica. Mariana esclareceu várias dúvidas em relação a síndrome. Confira a entrevista:


Reumatologista Mariana Picolli Machado


O PROGRESSO- Como identificar a Asia?

Dra. Mariana: Descrita pela primeira vez em 2011, a suspeita da síndrome ASIA geralmente recai em pacientes com implante de prótese mamária de silicone e com queixas como dores articulares, musculares, fadiga, podendo ter algumas queixas neurológicas, perda de memória e déficit de atenção. Entretanto, não há nenhum exame laboratorial, de imagem ou critérios diagnósticos validados e aceitos mundialmente para esta síndrome.


O PROGRESSO- A Asia ficou em evidência nos últimos anos por uma associação com implantes de silicone. Como se explica essa relação? Há estudos que comprovam?

Dra. Mariana- Embora a ocorrência da ASIA induzida por silicone seja rara, como a prótese mamária vem sendo realizada com maior frequência nas últimas décadas, vale o alerta que pode desencadear resposta inflamatória ou autoimune  em pessoas geneticamente predispostas.


As substâncias que são chamadas de adjuvantes tem poder de estimular fortemente a resposta imunológica, e embora raro, podem trazer complicações leves ou mesmo graves.


Há proposta de critérios desde 2011 mas são inespecíficos, visto que também não foi definido ainda a relação temporal da prótese com desenvolvimento da doença. Não existe critérios aceitos mundialmente, por isso ainda é muito discutido cientificamente.


O PROGRESSO- Há a possibilidade do silicone desencadear outras doenças autoimunes reumáticas?

Dra. Mariana- Há uma preocupação de implante de prótese mamária com desenvolvimento de doenças reumáticas. Isso não está ainda comprovado, mas existe estudo mostrando realmente que há aumento de incidência de algumas doenças reumáticas nesses pacientes. Entretanto essa possível associação é mais frequente com queixas inespecíficas e portanto, muitas vezes não conseguem ser caracterizadas como doença reumática autoimune.


O PROGRESSO- De que forma é feito o tratamento da doença? É necessário fazer o explante do silicone?

Dra. Mariana- As próteses são seguras na grande maioria dos pacientes. Em relação a melhora dos sintomas, observou-se que um grupo que foi submetido a retirada de silicone relatou melhora.


O PROGRESSO- Além do silicone há outros fatores que podem servir de gatilho para a doença?

Dra. Mariana- Entre os pacientes que apresentam maiores riscos de desenvolver a síndrome ASIA, acredita-se, estão aqueles que apresentam predisposição genética, deficiência da vitamina D, relato de reação autoimune a adjuvantes (silicone), condições autoimunes já diagnosticadas (ex. artrite reumatoide), história de alergia e doenças atópicas e história familiar de doenças autoimunes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Setembro Amarelo: MS teve 244 mortes por suicídio em 2020 e 2,5 mil tentativas
Campanha

Setembro Amarelo: MS teve 244 mortes por suicídio em 2020 e 2,5 mil tentativas

há 39 minutos atrás

Setembro Amarelo: MS teve 244 mortes por suicídio em 2020 e 2,5 mil tentativas

Saúde

Governo libera 1,1 bi para Fundos de Saúde a estados e municípios

03/09/2021 17:30

MS é pioneiro a iniciar a terceira dose e a imunização de menores de 18
Imunização

MS é pioneiro a iniciar a terceira dose e a imunização de menores de 18

03/09/2021 15:30

MS é pioneiro a iniciar a terceira dose e a imunização de menores de 18

Média móvel registra menor patamar do ano com 10 óbitos diários na última semana
Covid

Média móvel registra menor patamar do ano com 10 óbitos diários na última semana

03/09/2021 14:00

Média móvel registra menor patamar do ano com 10 óbitos diários na última semana

Saúde

Prefeitura dá continuidade na aplicação da segunda dose

03/09/2021 10:00

Últimas Notícias





Fonte