Tartaruga-gigante é resgatada com vida no litoral de SP | Santos e Região

    0
    188

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    Uma tartaruga-gigante foi resgatada com vida em Guarujá, no litoral de São Paulo, na manhã deste domingo (6). Este é o primeiro animal, que é a maior espécie de tartaruga marinha segundo os especialistas, a ser resgatado pelo Gremar. A tartaruga será encaminhada para a base do Gremar, onde receberá tratamento adequado.

    O animal foi visto por banhistas na Praia do Torturga, onde estava encalhada. Equipes do Salvamento Aquático fizeram o resgate no mar e, em seguida, acionaram o Gremar. A tartaruga foi transportada com vida para a base do projeto. Exames serão realizados para saber o que causou o encalhe da tartaruga.

    A tartaruga-gigante (Dermochelys coriacea), também conhecida como tartaruga-de-couro por causa da textura do seu casco, é a maior espécie de tartaruga marinha e está ameaçada de extinção. Elas vivem nos oceanos e as fêmeas se aproximam do continente a cada dois ou três anos, apenas para desovar.

    Tartaruga-gigante foi resgatada com vida em praia de Guarujá (SP) — Foto: Quiosque Léo Bacana/Arquivo Pessoal

    Tartaruga-gigante foi resgatada com vida em praia de Guarujá (SP) — Foto: Quiosque Léo Bacana/Arquivo Pessoal

    Projeto de Monitoramento de Praias

    A ação foi realizada por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos – PMP/BS, desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos da Petrobras, conduzida pelo IBAMA.

    Seu objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias, do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

    O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga. Possui base em funcionamento no Guarujá e atua em prontidão 24h, podendo ser contatado pelo telefone 0800-642-3341.



    Fonte