Técnica de enfermagem de Santarém é destaque em Encontro Mundial de Aleitamento Materno no Rio de Janeiro | Santarém e Região

0
159

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

A técnica de enfermagem Maria do Carmo Vieira, conhecida carinhosamente como Carmosina, que cuida das pessoas no Curuai, região do Lago Grande, em Santarém, oeste do Pará, foi destaque no XV Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM), realizado de 11 a 15 de novembro, no Rio de Janeiro.

Santarém foi representada no evento pelo prefeito Nélio Aguiar (DEM) e pela técnica de enfermagem Carmosina. O congresso que este ano completa 30 anos de realização abordou o tema: “Amamentação e alimentação complementar saudável – Direitos Humanos a serem protegidos pela vida”, que teve a participação de Santarém em uma das Mesas Redondas com a temática: Aleitamento materno e alimentação complementar em povos e comunidades tradicionais.

Durante seu pronunciamento, o prefeito Nélio Aguiar falou sobre os avanços dos indicadores de saúde no município de Santarém, e da importância da rede pública ter profissionais dedicados como Carmosina.

“Santarém tem sido escolhida pela Unicef para representar o Pará em grandes eventos, fruto de um trabalho qualificado dos nossos profissionais, e hoje temos esse grande exemplo, a nossa técnica de enfermagem Maria do Carmo Vieira, a Carmosina, como a chamamos carinhosamente, que representa muito bem nossos profissionais que trabalham para juntos avançarmos na melhoria dos nossos indicadores de saúde, possibilitando uma transformação na qualidade de vida das pessoas do nosso município”, enalteceu o prefeito.

Prefeito Nélio Aguiar durante o XV Encontro Nacional de Aleitamento Materno, no Rio de Janeiro — Foto: Agência Santarém/Divulgação

Prefeito Nélio Aguiar durante o XV Encontro Nacional de Aleitamento Materno, no Rio de Janeiro — Foto: Agência Santarém/Divulgação

Na mesa redonda, a técnica de enfermagem Carmosina falou de sua experiência em aleitamento na visão das mães ribeirinhas e comentou sobre sua satisfação em representar Santarém no evento.

“Tenho muito orgulho em representar meu município neste evento, pois conhecemos bem as dificuldades das mães ribeirinhas no dia a dia. Temos um atendimento focado em 7 mil moradores na região, só na Vila de Curuai são 5 mil que precisam dos serviços do SUS e procuramos atender bem. E no caso da amamentação, orientamos sempre que o melhor alimento ao bebê é o leite materno, por isso estamos aqui para compartilhar esse vasto conhecimento que a saúde de Santarém nos permite ter”, finalizou a técnica.

Para a secretária de Saúde Dayane Lima, a indicação da profissional mostra a eficácia na prestação do serviço público quanto à questão do cuidado com a mãe e seu bebê.

“Não poderíamos ter uma indicação melhor, pois a Carmosina tem destaque com seu trabalho na saúde. É também uma parteira muito reconhecida na região, já procedeu mais de mil partos. É uma profissional dedicada e essa é a razão de estar representando, não somente o Pará, mas toda a região norte, pois tem sua experiência exitosa quanto aos partos na região e seu trabalho em instruir as mães sobre a importância do aleitamento materno, faz toda a diferença para as famílias ribeirinhas de Santarém”, destacou Dayane.

No XV Encontro Nacional de Aleitamento Materno, promovido pelo Fundo das Nacões Unidas para a Infância (Unicef), também aconteceram o V Encontro Nacional de Alimentação Completar Saudável (ENACS), simultâneos com a III Conferência Mundial de Aleitamento Materno e da I Conferência Mundial DE Alimentação Complementar.



Fonte