Toninha enrolada em rede de pesca encalha e morre em praia do litoral de SP | Santos e Região

    0
    16

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    O Instituto Gremar foi acionado por um salva-vidas na Praia do José Menino, em Santos, no litoral paulista, nesta quinta-feira (1º), devido ao encalhe de uma toninha (Pontoporia blainvillei). O chamado ocorreu por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP/BS). O animal foi avistado por banhistas próximo à faixa de areia, mas morreu ainda na praia.

    A equipe do instituto explica que dirigiu-se imediatamente ao local, mas, ao chegar, encontrou o animal já em óbito. Ele apresentava lesões no rostro (popularmente chamado de “bico”) e estava envolto em linhas de pesca, o que sugere ação antrópica.

    Durante a tarde, foram colhidas amostras para exames laboratoriais, e a carcaça foi recolhida e encaminhada para necropsia, que será realizada no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, em Guarujá, cidade vizinha.

    Equipe do Gremar dirigiu-se imediatamente ao local, mas, ao chegar, encontrou o animal já em óbito — Foto: Reprodução

    O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

    O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. A PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga.

    Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, a população pode entrar em contato pelos telefones 0800-6423341 ou (13) 99711-4120.

    Toninha apresentava lesões no rostro ao encalhar e morrer em praia de Santos, SP — Foto: Reprodução

    VÍDEOS: As notícias mais vistas do G1



    Fonte