Tortilla de batatas e sonhos realizados

0
13

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Achei curioso alguém me enviar junto essa receita como protagonista de uma historia… e lindo também. Bom, foi a Jurema quem me contou, ela é prima da minha mãe e também a responsável pelo início da minha trajetória profissional há muitos anos.

Na década de setenta, a sua avó fazia uma fritada de ovos com batata para o pai dela jantar ou levar ao trabalho e conta que um quadrante era para que dividisse com sua irmã. Por alguns instantes, enquanto saboreava parte do quadrante e se deliciava no sabor de sua comida predileta, ela pensava: que sonho ter uma dessa inteira para comer sozinha!

Há pouco tempo atrás, sua cunhada (de família espanhola) preparou um prato especial para receber a família e para Jurema uma tortilla inteira que encheu seu coração de amor e nostalgia, cada pedacinho a lembrava sua infância especial. Essa é a maior prova de que Deus realiza os nossos mais profundos desejos, até os que parecem comuns aos nossos olhos.

A Tortilla de batatas é um prato simples, maravilhoso e muito especial pra mim! Ele é tipicamente espanhol e também muito comum nas mesas das famílias por ali, creio que não tem ninguém que um dia foi a Espanha e não viu essa delícia exposta no balcão de um bar ou no menu de um restaurante típico.

As pessoas comem de manhã quente ou fria com um gole de café ou ainda dentro de um bocadillo, como chamam os sanduíches levados para lanchar entre uma refeição e outra. Há quem sirva com trufas, jamon, espinafre, beringelas, cebolas caramelizadas e o que mais sua criatividade mandar.

A sua base consiste em deixar as cebolas cortadas grosseiramente cozinharem em fogo baixo e misturar as batatas laminadas mexendo sempre até que elas cozinhem e adicionar ovos, é como uma omelete de batatas. Essa receita fez parte dos meus dias entre 2013 e 2016, quando vivi em Barcelona, e em 2018, quando voltei a viver lá, ainda mais morando com duas grandes amigas espanholas (Fátima e Laura), com quem compartilhei minha vida e intimidade e que pra sempre levarei em meu coração.

Eu me lembro de uma ocasião em que preparamos essa maravilha juntas e que delícia cozinhar juntas e depois comer aquela receita regada de dicas e recordações de infância delas com suas abuelas, assim como a Jurema. Acho que tortilla é mesmo uma receita mágica que abraça e te transporta pra um lugar de afago, onde as histórias são compartilhavas e eternizadas. Te convido a preparar essa receita e com um bom vinho ou um belo café dividir seu tempo e sua história com alguém.

Receita da Tortilla de batatas

150g de cebola cortadas grosseiramente
250g de batatas cortadas grosseiramente
6 ovos batidos com sal
Azeite para refogar

Em uma frigideira ou omeleteira fritar as cebolas até que fiquem transparentes, misturar a batata e, usando um pão duro para mover um pouco, deixe as batatas ali até que mude de cor e fique ao dente, acrescente os ovos e tampe, baixe o fogo e com uma espátula assegure-se de que sua tortilla já está um pouco cozida (o suficiente para não desmanchar) coloque um prato sobre a frigideira e escorregue a tortilla para voltar a frigideira e cozinhar o outro lado… mais 4 ou 5 minutos e ela estará perfeita.

Bom apetite!



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda