Tratamentos para linfedema em membros inferiores

0
39

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Entre os tratamentos oferecidos pela Clínica Zignani estão os tratamentos para linfedema em membros inferiores. Antes de detalhar quais são, vamos relembrar a definição de linfedema e linfa.

Assim, o linfedema em membros inferiores é o acúmulo de linfa nas pernas. Ele indica insuficiência circulatória do sistema linfático, que se torna ineficiente em fazer circular a linfa localizada nas pernas.

Já o sistema linfático é composto por um conjunto de vasos e gânglios linfáticos distribuídos pelo corpo. Ele funciona paralelamente a circulação sanguínea. A função do sistema linfático é coletar e transportar água, proteínas, gorduras e outros resíduos das células do corpo. Todas essas substâncias compõem um líquido chamado linfa.

Será o acúmulo deste líquido nas pernas a causar o surgimento do linfedema em membros inferiores.

Os tratamentos para linfedema da Clínica Zignani

Nossa clínica disponibiliza a seus pacientes múltiplos tratamentos para o linfedema nas pernas que podem ser prescritos de forma individual ou combinada.

Como cada caso apresenta circunstâncias únicas, é sempre essencial a avaliação médica. Com ela será possível elaborar o melhor plano de tratamento.

O uso de ecodoppler dentro da própria clínica é um dos recursos que podem ser utilizados no diagnóstico. Eventualmente, outros exames como o raio-X, ressonância magnética ou ainda a linfocintilografia podem ser necessárias.

Vejamos agora os tratamentos disponíveis.

Tratamento de linfedema com drenagem linfática

A drenagem linfática é uma técnica de massagem especial, que estimula o fluxo do fluido linfático para fora da região afetada. Ela é aplicada pelo próprio cirurgião vascular no paciente. Em alguns casos, o fisioterapeuta também poderá fazê-lo.

Este tipo de técnica é indicada especialmente no início do tratamento, quando os sintomas do linfedema são mais agudos.

Tratamento com meia de compressão

A terapia compressiva com o uso de meias também poderá ser empregada. Tanto no início do tratamento, quando na manutenção da saúde do paciente, as meias de compressão cumprem um papel fundamental: o estímulo do sistema linfático.

É importante observar que as meias de compressão para linfedema tem características específicas e devem ser usadas somente com prescrição médica. Ainda, não devem ser confundidas com as meias de compressão para varizes. Ainda que sejam similares, tem importantes diferenças.

Uso de medicação para o tratamento

Para alguns quadros pode haver indicação de medicamentos que auxiliem no tratamento do linfedema. A título meramente exemplificativo, a diosmina e a hesperidina podem ser prescritas. Estes medicamentos irão contribuir no fortalecimento da circulação sanguínea, favorecendo o retorno do sangue dos membros inferiores.

Na consulta médica o cirurgião vascular saberá indicar quais medicamentos, doses e frequências, caso sejam necessários.

Exercícios físicos e avaliação nutricional

Como é sabido, o desequilíbrio na alimentação, especialmente associado à obesidade, é um fator que dificulta a circulação sanguínea. Assim, o indivíduo se torna mais propenso a desenvolver

Conforme a condição do paciente de linfedema, a prática de exercícios físicos, combinada com a avaliação nutricional, poderá trazer grandes benefícios para o fortalecimento do sistema cardiovascular. Por conseguinte, também haverá importantes reflexos na melhora do linfedema nos membros inferiores.

Orientamos nossos pacientes neste sentido, sempre de forma individualizada e contando com apoio de nutricionista.

Tratamento com aparelhos de retorno venoso

Por fim, outro tratamento utilizado para o linfedema nos membros inferiores são aparelhos de auxílio de retorno do fluxo venoso, a chamada terapia de compressão.

Terapia de compressão para linfedema

Estes aparelhos reproduzem as técnicas aplicadas na drenagem linfática, porém de forma mecânica. Como podemos ver na imagem, é uma espécie do cobertor, que reveste as pernas do paciente, onde será exercida pressão através da injeção de ar no cobertor.

O funcionamento das câmaras de ar é variável segundo caso e modelo escolhido. Este é um recurso utilizado especialmente em pacientes com concomitância de câncer e linfedema.

O linfedema nos membros inferiores possui múltiplos tratamentos

Como vimos acima, o linfedema pode ser tratado com diferentes métodos, sempre segundo o caso específico.

De maneira isolada ou em conjunto, os tratamentos para linfedema nas pernas podem auxiliar o indivíduo a melhorar de condição de maior gravidade. Estes tratamentos também poderão auxiliar na manutenção da saúde do indivíduo ao longo de tempo.

Os cuidados e a prevenção contínua para a manutenção de forma física saudável são importantes fatores para evitar o linfedema. Adotar hábitos saudáveis fazem grande diferença.

Caso algo sair do previsto o e linfedema se manifestar, podemos auxiliá-lo com os tratamentos para linfedema em membros inferiores.



Fonte