Tudo sobre a reabertura dos shoppings em Santos

0
65

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Conforme já contamos nesta matéria aqui, a praia de Santos foi reaberta para atividades físicas individuais na última segunda, 22. Seguindo a dinâmica de retomada cautelosa da economia, dentro do cronograma da fase laranja do Plano SP do governo do Estado, na próxima quarta, 24, acontece a reabertura dos shoppings em Santos.

No entanto, a retomada também será gradativa e os quatro shoppings centers da cidade devem seguir rígidos padrões, sob pena de multa e retrocesso nas decisões da prefeitura.

Como deverá ser a reabertura do shoppings em Santos

A retomada exige que rígidas regras sejam cumpridas pelos empresários, funcionários e clientes, com relação ao distanciamento social, sanitização, higienização e testagem.

Na fase laranja (fase na qual Santos está incluída), os shoppings devem operar com 20% da capacidade, no período de quatro horas, das 15h às 19h, ou das 14h às 18h, devendo as lojas seguirem o mesmo horário.

Os empreendimentos estão proibidos de realizar eventos de reabertura e ações promocionais, que estimulem a aglomeração. Também será exigido, durante as fiscalizações, um plano de controle de fluxo, elaborado pelo shopping e as lojas só deverão atender número restrito de clientes, conforme o tamanho, em plano pré definido (haverá adesivos indicando a capacidade máxima nas vitrines).

Neste primeiro momento, ainda não estão liberados cinemas, áreas de entretenimento e a praça de alimentação pode abrir apenas para retirada e delivery. O empréstimo de carrinhos de bebê e pet e cadeiras de rodas está suspenso por tempo indeterminado.

Regras gerais para reabertura dos shoppings em Santos

Além das restrições já mencionadas acima, toaletes para família, fraldários e bebedouros não estarão disponíveis neste momento, bem como o acesso do público aos elevadores e escada rolante deve ser restrito. As escadas rolantes, por exemplo, terão marcação de distanciamento, com três degraus entre um cliente e outro.

O uso de máscaras dentro dos empreendimentos é obrigatório para clientes e funcionários e dispensers de álcool em gel 70% estarão espalhados pelos corredores. Além disso, as portas dos shoppings devem estar abertas e deve ser evitado o uso de ar-condicionado, sempre que possível.

As lojas de roupas devem permitir a prova de roupas apenas que não encostem no rosto e as perfumarias, por exemplo, não podem manter amostras para testes.

Os complexos também terão uma rota de entrada e saída dos clientes, para evitar aglomeração nas portas. No Parque Balneário, por exemplo, as portas de acesso ao serão controladas por profissionais que, além de fiscalizar o fluxo, irão monitorar a temperatura corporal dos lojistas, clientes, fornecedores e colaboradores (a partir de 37,2 graus centígrados, não será permitida a entrada no shopping). O uso de tapetes sanitizantes também está entre os procedimentos de prevenção e localizados nas entradas.

No Praiamar Shopping foi instalada uma cabine de desinfexão na entrada, que será somente pela Rua Alexandre Martins (a saída será obrigatoriamente pela Rua Guaiaó).

Todos os lojistas dos empreendimentos foram orientados a tomar medidas de prevenção pessoal e na prestação de atendimento nas lojas, como aplicar álcool 70% nas mãos e também nas superfícies de contato, manter álcool em gel com acesso aos consumidores em todos os balcões e caixas, higienizar a loja constantemente e preparar as equipes para reverem a forma de atendimento, sem aproximação dos clientes, nenhum toque ou contato físico.

Para Luciano Potenza, síndico do Parque Balneário, “sem dúvida, a partir de hoje temos uma nova rotina de cuidados e é de suma importância que cada um faça sua parte. Estamos contentes em poder receber novamente nossos clientes aqui no shopping. Daremos inicio a um processo de reabertura lento e gradativo, porém seguro”.



Fonte