Um mês após lançamento, muita gente ainda não sabe se vai receber o cartão do benefício Supera RJ | Rio de Janeiro

    0
    65

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    A saga do programa Supera RJ continua e muita gente continua com dificuldades para receber o benefício. A maioria não sabe nem se vai receber o cartão para poder sacar o dinheiro.

    O Supera RJ, lançado em junho, é um auxílio do governo do estado que pode ser solicitado por pessoas com renda familiar mensal per capita igual ou inferior a R$ 178 e inscritas no CadÚnico nas faixas de pobreza extrema ou pobreza. Ou estejam em outros, como profissionais autônomos desempregados.

    A dona de casa Rosane Limonge diz que não consegue fazer o cadastro.

    “Eu estou tentando fazer o cadastro no Supera RJ desde junho. Toda vez que eu entro em contato por telefone, eles falam que o sistema vai atualizar. Diz que, quando eu fiz o cadastro, não apareceu o número da minha carteira de trabalho. Eu estou tentando. Todos os dias eu ligo, todos os dias eu entro no sistema e dão a mesma resposta”, contou a dona de casa.

    O motorista Luiz Felipe conta que se inscreveu em junho e até hoje não recebeu o cartão.

    “Me inscrevi no mês de junho no Suspera RJ, fui aprovado, mas só que eu entro no site, ele fala que meu cartão está sendo produzido. Só que o prazo está se esgotando, vai até o dia 10 e nada, não avança”, disse o motorista.

    A Defensoria Pública destaca quais são os principais problemas que impedem a liberação do benefício.

    “Existe alguma dificuldade do estado em aferir a regularidade do CNPJ desse empregador uma vez que em consulta ao site da Receita, nenhuma irregularidade foi encontrada na maioria dos casos. Razão pela qual todos foram submetidos ao reexame até o momento sem resposta. Outro caso recorrente é o do beneficiário que se enquadra entre as duas faixas do cadastro de programas sociais do governo, até R$ 178, e que, por algum motivo tem o cadastro único, ou recentemente inscrito ou atualizado há muito pouco tempo e que ainda não foi comunicado ao governo federal”, disse a defensora Samantha Oliveira.

    Através de nota, o governo do estado informou que as fichas cadastrais estão sendo reprocessadas. Há uma atualização do cadastro do sistema do Supera RJ que depende do lançamento de dados dos municípios e as mensagens são atualizadas diariamente.

    Para receber os cartões, os contemplados devem aguardar o envio de dados dos locais por SMS. Quem tiver o benefício aprovado vai receber uma mensagem no celular com a data e local para a retirada do cartão.

    Quem tiver dúvidas pode acessar o site supera.rj.com.br ou pelo telefone 0800-0717474, de segunda a sexta, das 8h às 20h40. E no sábado, das 8h às 14h20.

    Quem teve o benefício negado também pode procurar a Defensoria Pública para tentar uma reaplicação para obter o benefício, pelo telefone 129.



    Fonte