Umbigo na abdominoplastia: tudo sobre a cicatrização após a cirurgia plástica

0
36

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

A abdominoplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas pelo público feminino, tanto no Brasil quanto no mundo. Ela visa à correção do excesso de pele e da gordura abdominal, diminuindo a flacidez e proporcionando um resultado diferenciado ao corpo da paciente.

Porém, uma preocupação frequente e que deixa muitas mulheres inseguras na hora H diz respeito à estética do umbigo e das cicatrizes após a cirurgia. Os resultados variam de acordo com cada caso e estão atrelados aos cuidados pós-operatórios recomendados pelo médico-cirurgião, fundamentais para uma boa cicatrização da região operada.

A recuperação total pode levar aproximadamente 60 dias. Por isso, durante esse período, é preciso redobrar os cuidados. O Dr. Charles Berres preparou este conteúdo especial para você saber mais sobre a cicatrização após a abdominoplastia. Confira!

Cicatrizes da abdominoplastia

As cicatrizes variam de acordo com o caso de cada paciente, mas, em geral, a incisão é feita na parte inferior do abdômen, na chamada linha do biquíni, região facilmente escondida sob as roupas.

Com o passar das semanas, as cicatrizes mudam de cor e de espessamento, evidenciando o processo de recuperação dos tecidos. O tempo necessário também varia, pois cada organismo apresenta um ritmo diferente

Uma das principais preocupações após a cirurgia plástica e durante o período de cicatrização diz respeito à aparência do umbigo. É importante ressaltar que ele não muda de posição, apesar de alguns casos aparentarem esse efeito. A decorrência disso se dá pelo fato da pele ao redor ter passado por significativas mudanças, o que interfere, portanto, no resultado final do umbigo.

Cuidados no pós-operatório

A técnica aplicada pelo cirurgião com certeza é fundamental para o resultado final do umbigo e do abdômen como um todo. No entanto, o pós-operatório também pode provocar mudanças, sendo essencial para o sucesso da cirurgia plástica.

O abdômen é uma região que está sujeita a uma série de movimentos, o que a torna mais vulnerável à abertura de pontos e dificulta o processo de cicatrização. Pensando nisso, listamos alguns cuidados essenciais para você ter no pós-operatório:

  1. A utilização de cinta modeladora é muito importante, visto que auxilia na postura, além de ajudar na fixação da pele e no acúmulo de líquidos na região da cicatriz;
  2. Habitue-se a dormir de barriga para cima, com a cabeça mais elevada e com as pernas dobradas, ao menos no primeiro mês de recuperação, para evitar a abertura dos pontos e quaisquer interferências nas cicatrizes;
  3. Nos primeiros 6 meses, é fundamental não pegar sol na região, pois isso pode escurecer as cicatrizes; 
  4. O tabagismo também é um hábito a ser evitado, já que o cigarro prejudica a circulação, podendo trazer complicações à cicatrização;
  5. Caso o médico recomende, fazer drenagem linfática ou utilizar o taping também é um cuidado importante para a eliminação de líquidos e de toxinas e para a diminuição de dores.

É fato que mudanças indesejadas podem ocorrer durante a recuperação, momento em que podem surgir cicatrizes hipertróficas ou queloides, por exemplo. Por isso, é muito importante ficar em repouso e tomar todos os cuidados necessários. Cuide de si e obtenha o resultado que deseja!

Conte com o Dr. Charles Berres para esclarecer as suas dúvidas e siga acompanhando o blog para ler mais conteúdos sobre saúde e bem-estar.



Fonte