Vai rolar a 12ª edição do Dia de Portugal no domingo (27), em formato virtual

0
12

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

A live do tradicional evento será transmitida pelo Facebook do Dia de Portugal e pelo Youtube do Centro Cultural Português, com apresentações de fadistas e grupos musicais, além de vídeos de ranchos folclóricos.

As imagens da live serão captadas no Centro Cultural Português, com shows no Teatro Arménio Mendes, e a apresentação do evento, no belíssimo e recém-restaurado Salão Camoniano, sob a condução de Eduardo Ladeira e José Augusto do Rosário, presidente da Escola Portuguesa.

“A festa beneficente visa resgatar a cultura portuguesa na Baixada Santista e valorizar a forte influência lusitana na formação do povo e da cultura santista, além de arrecadar fundos para instituição, que assiste 120 crianças em período integral”, destaca José Augusto.

Como em todos os anos, a Escola Portuguesa, que completa 100 anos agora em julho, irá vender os tradicionais doces para ajudar na manutenção da instituição. As encomendas poderão ser feitas até o dia 24 de junho, pelos telefones da escola: (13) 3234-2912, 3221-5980, 3222-7468 e 3222-7469 ou nos WhatsApp (13) 99642-2939 ou (13) 97418-5091.

As caixas de pastéis de Belém (com seis unidades) serão vendidas a R$ 55, para retirada na escola, no domingo, dia 27, ou R$ 50, para entrega, a combinar.

A Escola Portuguesa atende, exclusivamente, crianças carentes, com idades entre três e seis anos, residentes nas áreas do Paquetá, Vila Nova, Mercado, Centro e Monte Serrat. Além de educação pré-escolar gratuita, os alunos recebem alimentação, uniformes de verão e inverno, material escolar e aulas de informática educativa e recreação diversa.

Quem quiser ajudar a Escola Portuguesa também pode contribuir com doações de qualquer valor neste link  ou pelo QRCode que será divulgado durante a live.

Culinária portuguesa

É claro que vai ter culinária lusitana, o pá!

No domingo (27), vai ser possível pedir os tradicionais pratos e vinhos portugueses e ainda fazer o bem a quem precisa.

Os pratos típicos poderão serão pedidos por delivery em alguns estabelecimentos cadastrados pela festa, como Tasca do Porto, Restaurante Almeida, Bar Goiás e Padaria Santa Cecília. Quem também quiser vinhos portugueses e alguns petiscos para degustar durante a live, poderá encomendar kits do Laticínios Marcelo e da distribuidora Vinhos e Tais.

Na maioria das casas, as encomendas de pratos e vinhos deverão ser feitas com antecedências para que as entregas possam ser programadas.

Apresentações musicais

O primeiro show da live será de Andreza Mariano e Banda, com os músicos Gilson Koch (Bateria), Pedro Ramos (guitarra) e Rafael Gomes (baixo).

Na sequência, Ana Carla Lemos cantará os tradicionais fados acompanhada dos músicos Vinícius Rocha (guitarra portuguesa) e Igor Rodrigues (viola de fado).

Trazendo o melhor de vários estilos da música portuguesa, a terceira banda a se apresentar é a Canto Portugal, formada por Luciane Ferrão (voz), Fernando Macarrão (contrabaixo e voz), Matheus Ferrão (violão e voz), e Nathalia Ferrão (percussão e voz).

Neste projeto, a Canto Portugal convidou os músicos Marcos Canduta (violão) e Débora Gozzoli (flauta), que formam o Choro de Bolso, para juntos interpretarem músicas conhecidas do público admirador da cultura portuguesa.

Para encerrar a festa, a Banda Alma Lusíada, que conta com componentes de grupos folclóricos, músicos de grande conhecimento, como: Franciso Fernandes (acordeon, concertina e backs), Renan Silva (bateria), Alessandro Paranhos (vocal), Robson Santos (guitarra e backs) e Fernando Carvalho (baixo e backs).

Ranchos Folclóricos

Nos intervalos dos shows serão exibidos vídeos de ranchos folclóricos da região com modas bailadas e cantadas. Entre eles, Cruz de Malta, Verde Gaio, Veteranos Apaixonados pelo Folclore, Tricanas de Coimbra, Associação Atlética Portuguesa, Típico Madeirense e Casa de Portugal de Praia Grande.



Fonte