VERÃO CHEGOU! É POSSÍVEL REALIZAR CIRURGIA PLÁSTICA?

0
27

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Com a proximidade do verão, é natural que queiramos estar com o corpo “em forma”. Não raro, surge o desejo de realizar algum tipo de procedimento para melhorar a aparência e, ao mesmo tempo, a dúvida ou o receio de realizá-lo nesta estação. Segundo dados divulgados em 2019, o número de intervenções nesta época do ano cresce, em média, 20% ao ano.

Esta é uma preocupação natural, uma vez que, com as altas temperaturas, podem ocorrer alguns desconfortos no pós-operatório, como os edemas, durante a recuperação. Em razão do calor, é normal que haja um pouco mais de inchaço do que o usual. Logicamente, isso resultará em uma recuperação mais longa, com mais cuidados, mas não prejudicará os resultados.

Quando há procura por cirurgias plásticas, no verão, normalmente o que é levado em conta é o período de férias do trabalho ou dos estudos. A intenção das pessoas é a de aproveitar este tempo para ter uma recuperação mais tranquila. Então, acaba sendo um período interessante para realizar a cirurgia plástica.

Portanto, é possível, sim, fazer cirurgia plástica no verão e ter resultados positivos, logicamente, desde que alguns cuidados essenciais sejam tomados em relação ao sol e ao calor.

É Possível Aliviar os Sintomas da Cirurgia plástica Realizada no Verão?

Sem sombra de dúvidas, a evolução na área da cirurgia plástica, seja ela reparadora ou estética, tem sido constante não só no que se refere às técnicas cirúrgicas, mas também no que se relaciona às inúmeras alternativas capazes de reduzir os desconfortos provocados pelos procedimentos ou, ainda, evitar complicações.

Entre as formas de aliviar os desconfortos, pode-se citar:

  • Uso de cintas feitas com tecidos antitranspirantes;
  • Drenagem linfática que reduz hematomas e alivia edemas;
  • Medicamentos alopáticos;
  • Medidas caseiras como compressas geladas;
  • Uso de roupas confortáveis, largas e ventiladas;
  • Repouso pelo tempo necessário e indicado pelo cirurgião;
  • Cuidados com a ferida cirúrgica.

Cuidados que Devemos Tomar depois da Cirurgia Plástica.

Para o sucesso em uma cirurgia plástica, deve-se considerar três fatores: a indicação para o procedimento, a técnica cirúrgica adequada, e um pós-operatório seguido à risca, conforme as orientações recebidas.

Os dois primeiros fatores dependem do cirurgião e da equipe que realizará o procedimento e não dependem da época escolhida para a execução do procedimento. Já o último, o pós-operatório, é de extrema importância, especialmente porque está relacionado diretamente ao paciente quanto a seguir as recomendações médicas e obter sucesso na cirurgia.

mulher pós-cirurgia

Como em qualquer pós-operatório, alguns cuidados são necessários para que o resultado seja positivo. No verão, principalmente, é importante considerar alguns pontos: 

  • Fazer repouso de acordo com a orientação do médico;
  • Evitar qualquer tipo de esforço;
  • Usar corretamente a cinta compressora, especialmente no primeiro mês, para evitar inchaço excessivo e fibrose nas regiões operadas;
  • Realizar sessões de drenagem linfática pós-cirúrgica para reduzir hematomas e aliviar o desconforto;
  • Evitar expor-se ao sol durante os primeiros 30 dias, pois os raios solares podem causar manchas e prejudicar a cicatrização;
  • Proteger-se dos raios solares por, pelo menos, 90 dias, com o uso de protetor solar e roupas adequadas;
  • No caso de cirurgias faciais, usar filtro solar com FPS 60 nas regiões operadas, além de proteger-se com o uso de óculos, bonés e chapéus;
  • Ingerir nos primeiros dias, especialmente em cirurgias maiores, mais de três litros de água por dia, para evitar a hipotensão que pode ser potencializada pelo calor excessivo.

Quais as Cirurgias Plásticas mais Procuradas no Verão?

No Brasil, as cirurgias plásticas mais procuradas no verão são: Lipoaspiração, Mamoplastia de aumento, Otoplastia e Rinoplastia, especialmente para as pacientes mais jovens; Redução da mama, Mastopexia ( elevação das mamas, eliminação da flacidez da pele e correção do posicionamento das aréolas) e Abdominoplastia,  preferências de pacientes que já tiveram filhos.

marcas para cirurgia plástica

No entanto, independente da escolha da época, se inverno ou verão, a principal recomendação em todos os procedimentos é o cuidado com o sol após a cirurgia. Por esta razão, deve-se calcular com o médico o tempo necessário para a recuperação e estar disposto a dispensar o sol pelo tempo necessário.

Para quem deseja uma mudança mais imediata, os procedimentos menos invasivos, como o botox ou os preenchimentos, são os mais indicados. Estes costumam ser os mais procurados porque a recuperação é rápida e os efeitos agradáveis.

De todas as formas, vale destacar, novamente, que não existe período específico para realizar a cirurgia plástica tão sonhada. Cada um , na verdade, tem suas particularidades; a escolha do profissional que orientará o paciente talvez seja o fator primordial nesta decisão. Certamente o cirurgião especialista, associado à SBCP, saberá esclarecer todas as dúvidas que surgirem. Além disso, é possível organizar-se para que tudo saia conforme o seu desejo.



Fonte