Você sabe o que faz um médico infectologista? | O universo da cirurgia plástica

0
26

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Nunca se falou tanto na especialidade em infectologia quanto agora, durante a pandemia. Isso porque a Infectologia é a especialidade médica que estuda as doenças infecciosas e parasitárias, assim como a forma que elas afetam o indivíduo.

Você certamente já ouviu falar do médico infectologista, mas você sabe qual é o papel desse profissional na sua cirurgia plástica?

Na maior parte do tempo, especialistas em Infectologia se dedicam ao cuidado e tratamento de doenças causadas por bactérias, fungos, protozoários e outros microorganismos. Em uma cirurgia plástica, esse profissional irá atuar tratando as infecções – caso elas ocorram, mas principalmente, trabalhará na prevenção delas antes, durante e após a sua cirurgia.

Caso haja, eventualmente, alguma infecção ou inflamação após a cirurgia e seja necessário o uso de medicamentos como antibióticos, é sempre preciso o aval do médico infectologista, para que o paciente não faça uso indiscriminado de nenhum medicamento. Em situações assim, o médico infectologista será o responsável também, por contribuir na investigação da causa e acompanhar o paciente de forma bem criteriosa até a melhora do seu estado de saúde por completo.

As infecções em pós-operatórios de cirurgia plástica podem acontecer, o que leva o cirurgião a usar antibioticoterapia profilática (uso de antibióticos em pacientes que não apresentam sinais ou sintomas de infecções com o intuito de prevenir). E, às vezes, terapêutica (é indicada quando há diagnóstico inequívoco de infecção e, se possível, de acordo com cultura e antibiograma), de maneira excessiva, visando prevenir algum tipo de complicação.

No Hospital Teknon, contamos com o excelente trabalho do Dr. Rafael Mialski para essa especialidade de infectologista. O resultado, tem sido os baixos índices de infecções, já que é feito um trabalho extremamente criterioso na prevenção delas.



Fonte